fbpx
  • 2017-12-13

A reabilitação arquitetónica e a memória da Casa

Margarida Ramos e Nuno Valentim - Responsáveis pela reabilitação da casa

A reabilitação arquitetónica e a memória da Casa

A reabilitação arquitetónica e a memória da Casa 1024 658 Marechal1551

Os arquitetos responsáveis pelo projeto de reabilitação da Marechal 1551 – Business Residence, Margarida Ramos e Nuno Valentim abrem as portas da Casa para falar dos desafios inerentes e este projeto e da importância da perservação da memória de um lugar que foi, durante décadas, uma típica residência familiar.

Sobre os arquitetos

Margarida Ramos licenciou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura do Porto (FAUP), iniciando a colaboração com outros arquitetos em 2004. Depois de uma incursão pelo voluntariado em Moçambique, na ONGD Leigos para o Desenvolvimento, ingressa, em 2011, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto para cursar Artes Plásticas – Pintura. Em 2014 viu publicadas as suas ilustrações no livro “O Lugar” (Editorial Frente e Verso), um conto escrito por Daniela Vieitas. Interessa-se e trabalha em áreas artísticas como a pintura, o desenho, a gravura, a ilustração, a fotografia e a dança. Faz parte da equipa de Nuno Valentim – Arquitectura e Reabilitação , desde 2012.

Nuno Valentim é arquitecto e professor na FAUP, onde concluiu em o doutoramento sobre Projecto e Património Arquitetónico (2016). Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) fez-se Mestre em Reabilitação do Património Edificado (2007).
Do seu percurso profissional fazem parte projetos como a recuperação e modernização do Mercado do Bolhão, a “Reabilitação da Casa Salabert”, no Jardim Botânico da Universidade do Porto (Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2016) e a “Reabilitação do Edifício de 1928 na R. Alexandre Braga” (Prémio João de Almada 2014), com a autoria do Arq J. Marques da Silva, entre outros.

Deixe um comentário

      Mensagem

      Aceito receber newsletters e ofertas especiais deste website.

        Agendar Visita à MARECHAL1551

        Quer conhecer-nos melhor? Agende uma visita. Por favor, preencha o formulário. Entraremos em contacto o mais breve possível.

        Aceito receber newsletters e ofertas especiais deste website.